2020. Kaizer, Felipe. "Bauhaus e o estilo moderno". Estudos em Design, v. 28, n. 2, pp. 66-75. ISSN: 1983-196X.
DOI 10.35522/eed.v28i2.985 [estudosemdesign.emnuvens.com.br]. PDF-file [academia.edu].
Neste artigo, investiga-se o uso ambíguo dos termos “estilo” e “arquitetura” em alguns escritos de Walter Gropius enquanto proponente, diretor e ex-diretor da escola alemã Bauhaus. Procura- se revelar nos debates sobre o papel social da arte no século XIX as origens do sentido arquitetônico de estilo presente nesses escritos. Ademais, identifica-se a transformação desses conceitos na assimilação dos preceitos da Bauhaus e do Movimento Moderno nos Estados Unidos. Em suma, o apelo às noções de “estilo Bauhaus” e “estilo internacional” contrapõe-se substancialmente às proposições originais de Gropius. Sugere-se afinal uma retomada do estudo da reforma social da arte inglesa como etapa indispensável à compreensão do processo histórico que levou à criação da Bauhaus.
Design e Arquitetura. Movimento Moderno. História das Ideias.
In this article, we investigate the ambiguous employment of the terms “style” and “architecture” in some of the writings of Walter Gropius as a proponent, director and former director of the German school Bauhaus. In the debates about the social role of art in the 19th century, we seek to reveal the origins of the architectural sense of style present in such writings. Besides, we identify the transformation of these concepts as the United States absorbs the precepts of the Bauhaus and the Modern Movement. In short, the appeal to the notions of “Bauhaus style” and “International Style” is substantially opposed to Gropius’ original propositions. Finally, we suggest a return to the study of English social art reform as an indispensable step to understanding the historical process that led to the creation of the Bauhaus.
Design and Architecture. Modern Movement. History of Ideas.