2018. Kaizer, Felipe. Anais do SPGD 2017. Rio de Janeiro: Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI).
DOI 10.29327/16976 [even3.com.br]. PDF-file [academia.edu].
O presente artigo discute a categoria urbanística do ambiente identificada por Giulio Carlo Argan na década de 1960 em relação ao conceito de sociedade urbana de Henri Lefebvre e aos preceitos metodológicos de Christopher Alexander. O ponto de partida é a afirmação de que, ao contrário do espaço moderno, o ambiente não é projetável. Com o intuito de esclarecer essa constatação, o artigo busca qualificar o momento histórico após a Segunda Guerra Mundial de crítica do urbanismo racionalista e de questionamento dos encaminhamentos da tecnologia. O artigo encontra na figura do arquiteto e teórico Christopher Alexander um dos expoentes do novo pensamento de projeto batizado de projetismo integral. O elogio de Argan dessa vertente projetiva e a crítica de Lefebvre à sua herança racionalista ajudam a compor o cenário de conflito em torno da nova ordem social emergente a partir da década de 1960.
Design, arquitetura e urbanismo. Espaço social. Indústria e tecnologia. Cultura e sociedade. História do design.
This article discusses the urban category of environment as identified by Giulio Carlo Argan in the 1960’s in relation to Henri Lefebvre’s concept of urban society and the methodological precepts of Christopher Alexander. The starting point is the statement that, contrary to modern space, the environment is not designable. Searching for a explanation, the article tries to qualify the historical moment of critique of the rational urbanism and questioning of the technological developments after the Second World War. It finds one exponent of the so-called “progettismo integrale” in the character of the architect and theorician Christopher Alexander. Argan’s praise of this mode of designing and Lefebvre’s critique of its rationalistic heritage help to compose the scene of conflict around the new social order emerging in the 1960’s.
Design, architecture and urbanism. Social space. Industry and technology. Culture and society. Design history.